• Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Seja bem-vindo e bem-vinda!

logo.png

Origem

Tudo começou em 2017, inspirados pelo excelente blog “Causos Clínicos”. A ideia era trazer a Medicina baseada em Narrativas como ferramenta de resiliência para estudantes não apenas de Medicina, mas de todas as áreas da Saúde, focando nas variadas vivências de cuidado durante a graduação.

 

Foi assim que, por meio de um sarau virtual, inauguramos a página do facebook Auscultando Estórias e o blog, de mesmo nome. Muita gente passou por lá, deixando registros emocionantes e suas respectivas impressões do contato com o paciente. É necessário auscultar estórias e isso defendemos!

 

Mayara Floss foi muito importante para tirarmos a ideia do coração e passar para a realidade. Ela, carinhosamente, produziu nossa Logo, que é uma brincadeira com o “H” de histórias e, ao mesmo tempo, é uma cadeira, que simboliza o processo de escuta empática. Ela deu o start inicial com o primeiro texto do blog, que foi o prefácio de todas as outras estórias.

 

Andressa Paz, Leonardo Rickes e Paola Veiga foram contagiados pela magia das palavras e decidiram mergulhar na co-criação, no gerenciamento dos textos e divulgações, além da autoria de algumas histórias também.

 

Nós, da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família (ALASF) acreditamos que precisamos nos expressar e que a melhor ferramenta para isso é a arte.  Nesse sentido, demos a mão e um cadinho do coração a esse projeto.  Agora, a ALASF e o AE são parceiras e queremos que você, estudante da área da saúde que queira dividir uma vivência, seja por poema, poesia, prosa, foto, desenho, carta aberta ou redação possa fazer parte disso também. Assim esperamos vivenciar a educação em saúde da forma mais humana e literária que existe. Porque cuidar do outro, também é arte. Desejamos que vocês aproveitem e interajam o máximo que quiserem.  Seguimos felizes por fazermos parte dessa construção que manifesta amor e respeito por si e pelo outro.

Como participar?

Basta preencher o formulário abaixo, colocando suas informações pessoais, responsabilizando-se pela sua estória e também pelo uso dela. Sinta-se livre para compartilhar fotos e vídeos também, mas, pedimos que não tenha o rosto do paciente, nem o nome real dele. Os arquivos digitais podem ser enviados para o e-mail abaixo, com a devida identificação do autor ou pseudônimo. Você escolhe! Só o seu e-mail precisa ser real, tá?

Qualquer dúvida, chama a gente no auscultandoestorias@gmail.com

Nos acompanhe também por nossas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram