ALASF

Conecte-se e construa a APS através da ALASF

Acadêmicos_MFC_-_Brasil.png

Acadêmicos MFC - Brasil

Grupo fórum de WhatsApp formado por estudantes com interesse pela Atenção Primária à Saúde de todo o Brasil. Aqui, discutimos e compartilhamos diversos conteúdos. Junte-se a nós!

Obs.: infelizmente, grupos de WhatsApp são limitados a 256 participantes. Caso não consiga entrar, tente novamente dentro de alguns dias.

academicos MFC Sul.png

Acadêmicos MFC Sul

Grupo fórum de WhatsApp formado por estudantes com interesse pela Atenção Primária à Saúde da região Sul do Brasil.

academicos APS Nordeste.png

Acadêmicos APS Nordeste

Grupo fórum de WhatsApp formado por estudantes com interesse pela Atenção Primária à Saúde da região Nordeste do Brasil.

Ligas_Saúde_da_Família_RJ.png

Ligas Saúde da Família RJ

Grupo de WhatsApp formado por estudantes provenientes de Ligas de Saúde da Família do Rio de Janeiro.

logo_alasf.jpg

Acadêmicos MFC CO

Grupo fórum de WhatsApp formado por estudantes com interesse pela Atenção Primária à Saúde da região Centro-Oeste do Brasil.

Acadêmicos_MFC_APS_Norte.png

Acadêmicos MFC/APS Norte

Grupo fórum de WhatsApp formado por estudantes das Ligas de Saúde da Família da região Norte do Brasil.

ALASF - LIGAS SUDESTE.png

ALASF 

Ligas Sudeste

Grupo fórum de WhatsApp formado por estudantes das Ligas de Saúde da Família da região Sudeste do Brasil.

Conecte-se e construa a APS a nível nacional

SBMFC.png

Grupos de Trabalho

Qualquer estudante de medicina pode se associar à Sociedade Brasileira de MFC gratuitamente e participar de um Grupo de Trabalho (GT), tal como Saúde Mental, Saúde Rural, Saúde da População Negra, Dor, Ensinagem, etc. Entre em contato com os membros coordenadores!

Os GTs existem com o objetivo de apoiar a assistência, a educação permanente e o desenvolvimento profissional continuado, a crítica científica e a pesquisa, pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS); a formação de estudantes de Áreas de Saúde; e o empoderamento da comunidade quanto à sua saúde.

Waynakay.jpg

Movimento Waynakay Brasil

"Waynakay" significa JUVENTUDE na língua quéchua, que é uma importante família de línguas indígenas da América do Sul.

 

O Movimento Waynakay Brasil é uma associação de residentes e médicos de família recém formados filiada à SBMFC e ao Movimento Waynakay Iberoamérica.

Para mais informações:

contato@waynakaybrasil.com

Página no Facebook

Grupo de WhatsApp

Comunidade de Praticas.png

Comunidade de Práticas

Conheça a Comunidade de práticas! Ela foi construída para que estudantes, gestores e trabalhadores do SUS se comuniquem, compartilhem experiências e troquem identidades nesta grande rede social colaborativa. Nós somos uma família, a família da Atenção Primária à Saúde do SUS.

Conheça cada serviço, espaço de interação e possibilidades de comunicação e faça parte desse movimento para o fortalecimento e a ampliação da qualidade dos serviços de saúde no Brasil.

aalegrees.jpg

AALEGREES

A Associação Acadêmica de Ligas e Grupos de Estudo em Espiritualidade e Saúde (AALEGREES) congrega, voluntariamente, graduandos em Medicina e Enfermagem e médicos conselheiros para sua estruturação, contando com o apoio de mais de 40 ligas e Grupos de saúde e Espiritualidade em mais da metade dos estados presentes em todas as regiões do Brasil. A associação foi oficialmente criada em 2018 e não possui fins lucrativos nem sede física.

Desde então, a AALEGREES possui como missão fomentar novas iniciativas universitárias que expandam a “Espiritualidade” dentro do ambiente acadêmico por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão. A visão é congregar todas as ligas e grupos que se dedicam a estudar o tema “Espiritualidade”, além de facilitar novas iniciativas por meio de projetos, planos de trabalho e trocas de informações. Os valores em que a associação se pauta são: espiritualidade, ciência, humanização, ética, respeito, comprometimento, trabalho em equipe e responsabilidade social.

Para mais informações:

aalegrees@gmail.com

Instagram

Wonca.png

WPs e SIGs da WONCA

WONCA é uma sigla incomum, mas conveniente, que compreende as cinco primeiras iniciais da "World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians", a Organização Mundial de Médicos de Família.

Qualquer pessoa pode pedir para se juntar às "Working Parties" (WPs) e "Special Interest Groups" (SIGs) da organização. Há temas tais como educação, meio ambiente, assuntos éticos, saúde das minorias, câncer e cuidados paliativos, medicina de emergência, genética, equidade em saúde, saúde dos migrantes, prevenção quaternária e muitos outros.

Basta entrar na página do grupo em que tem interesse e clicar no botão "Join our working party" ou "Join our SIG".

Rural Seeds.jpg

Rural Seeds

O Rural Seeds é um acrônimo para "Rural World Doctors in Training" feito, principalmente, por estudantes e jovens médicos com o objetivo de ser uma rede mundial de compartilhamentos, conscientização e orientação em treinamento para a prática rural usando a mentoria e conhecimento disponível da WONCA Working Party on Rural Practice e seus membros.

 

Alguns projetos desenvolvidos são o Rural Family Medicine Cafe, o Rural Health Success Stories e o programa Mentor Mentee, no qual um estudante é vinculado a um mentor rural que pode ser de qualquer lugar do mundo.

Para fazer parte, clique aqui e responda ao questionário.

MHIN.png

MHIN

A "Mental Health Innovation Network" (MHIN) é uma comunidade de inovadores em saúde mental - pesquisadores, profissionais, formuladores de políticas, defensores de usuários de serviços e doadores de todo o mundo - compartilhando recursos e ideias para promover a saúde mental e melhorar a vida das pessoas com transtornos mentais, neurológicos e de uso de substâncias.

Para tornar-se membro da MHIN, é necessário inscrever-se no site. A partir de então, pode-se participar e, através dele, contribuir ativamente para a rede.

A MHIN é liderada em conjunto pelo Centro de Saúde Mental Global (CGMH) da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e pelo Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da Organização Mundial de Saúde (OMS).

The Nework.jpg

The Network: Towards Unity for Health

A The Network é uma organização internacional que promove serviços de saúde, educação e pesquisa equitativos, orientados para a comunidade, com o objetivo de melhorar a saúde local e globalmente. Trabalham em conjunto com organizações inovadoras de saúde, universidades, instituições comunitárias e líderes de pensamento de todo o mundo. Organizam uma conferência internacional anual, simpósios virtuais semanais com especialistas e uma revista indexada no MEDLINE, Education for Health.

A The Network: TUFH também conta com um órgão autônomo formato por estudantes da saúde denominado Student Network Organization (SNO). As eleições para a SNO ocorrem anualmente durante o congresso da The Network: TUFH.

Aqui são apresentadas organizações que trabalham em prol da APS. Organize-se e faça parte dessa construção!

Conecte-se e construa a APS a nível internacional

susconecta.png

#susconecta

Direcionado a gestores, profissionais, professores, estudantes, pesquisadores e usuários do SUS, o #susconecta reúne conteúdos de diversas plataformas virtuais e potencializa a integração delas por meio de um login único.

 

O SUS está nas redes! Todos os dias a gente publica com o objetivo de compartilhar e falar o que e como o SUS produz cuidado à população brasileira. A questão é: como juntar tudo isso e dar visibilidade ao que já é produzido?

O #susconecta surgiu justamente nesse sentido. Organizando o conhecimento existente e estimulando a produção de novos, a ocupação das redes, com narrativas relacionadas à Atenção, Formação, Gestão e Controle Social no SUS.

Aqui são apresentadas diversas organizações que trabalham em prol da APS e do SUS. Organize-se e faça parte dessa construção!

ALASF - Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família

CNPJ 38.098.278/0001-16 -Av. Franklin Roosevelt, nº 39, Apt. 1311, Rio de Janeiro - RJ

E-mail: alasf.mfc@gmail.com