Ligas Associadas

Norte

LASFAC.png

LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE DE FAMÍLIA E COMUNIDADE (LASFAC)

Instituição: Universidade Federal do Tocantins

Sobre: Contato com usuários do nível de Atenção Primária do SUS, com o exercício de um melhor relacionamento entre estes, seus familiares e os (futuros) profissionais da saúde. Conhecimento da estrutura e funcionamento de Unidades Básicas de Saúde. 

Contato:

Wanderson Batista (66) 99655 3859

E-mail: wandersonmed@uft.edu.br

LAMFC PVH.jpg

LIGA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DE RONDÔNIA (LAMFC -PVH)

Instituição: Faculdade São Lucas, UNIR e FACIMED - Porto Velho

Sobre: Nas suas aulas teóricas os temas são voltados para a atenção básica onde os membros da liga se dividem em duplas e no término da aula há uma discussão com todos os membros sob o tema a fim de facilitar a fixação do mesmo.  Nas atividades práticas os discentes atendem em ambulatórios de Unidades Básicas de Saúde atendendo a população. Ao fim do atendimento os acadêmicos procuram o preceptor, discutem o caso clínico promovendo assim a ampliação do conhecimento clínico do aluno.

Contato:

Wander Arthur (69 ) 9323 3550

e-mail: wanderarthur@gmail.com

Facebook: Lamfcpvh

LIMFAC.jpg

LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE (LIMFAC) 

Instituição: Universidade Federal do Pará

Sobre: A LIMFAC, desde 2011, organiza aulas abertas, e discussões de temas da Atenção Primária entre seus membros, em reuniões quinzenais. Participa do Projeto Luz na Amazônia, que leva atendimento médico À comunidade ribeirinha; publica resumos em congressos de âmbito regional, nacional e internacional; promove eventos como simpósios e seminários em parceria com a Associação Paraense de MFC - APAMFC.

Contato:

Vitória Arroyo (91) 98029-8421

E-mail: limfacpara@gmail.com

Facebook:  Limfac Liga Acadêmica 

LASAC.jpg

LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA (LASAC)

Instituição: Universidade Federal de Roraima, Boa Vista - RR

Contato:

Victor Hugo (92) 98156 1425

E-mail: lasacufrr@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/lasacrr

LAMFAC AMAPÁ.png

Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade do Amapá (LAMFAC AMAPÁ)

Instituição: Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) 

Sobre: A LAMFAC AMAPÁ foi fundada em 2016 e tem como foco atuar no tripê Pesquisa, Ensino e Extensão. Algumas de suas atividades são, além das aulas teóricas, acompanhamento nas unidades Básicas de Saúde e de pacientes em Visitas Domiciliares na cidade de Macapá.

Contato:

Zhandra - (96)98409-9991

E-mail: lamfacap@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/lamfacap

LAMFAC.png

LIGA AMAZONENSE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE (LAMFAC)

Instituição: UEA, UFAM e Universidade Nilton Lins - Manaus - AM

Sobre: Atividades anuais ministradas – As atividades da liga serão iniciadas no dia 28/08/2015. Com o intuito de fugir do padrão de palestras já abordado nas demais ligas do estado, a LAMFAC quer propor uma interação maior entre os acadêmicos se utilizando de metodologias ativas, como rodas de conversa, discussão de artigos, clube de leitura e, claro, a vivência em Unidades Básicas de Saúde da cidade de Manaus, tão importante para o conhecimento da realidade da MFC na nossa região.

Contato:

LAAMFAC.png

LIGA ACADÊMICA ACREANA DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE (LAAMFAC)

Instituição: Universidade Federal do Acre - UFAC

Sobre: A Liga Acadêmica Acreana de Medicina da Família e Comunidade atuará no estudo, pesquisa e extensão, tendo como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área médica de Medicina da Família e Comunidade, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos alunos a ela vinculados.

Contato:

GEMSF.jpg

GRUPO DE ESTUDOS EM MEDICINA NA SAÚDE DA FAMÍLIA - GEMSF

Instituição: Universidade Estadual de Roraima - UERR

Sobre:O GEMSF surgiu com o intuito de fortalecer a ideia de formar mais médicos da família no estado de Roraima. Criado no primeiro semestre de 2019, o grupo conta atualmente com 8 integrantes, sendo esses integrantes os fundadores. O grupo conta ainda com a participação de professores da Universidade Estadual de Roraima, sendo eles os preceptores do grupo e os encontros teóricos são realizados na Sala de Estudos de Medicina no Hospital das Clínicas de Roraima. Além disso, há a orientação de médicos na Unidade Básica de Saúde de um bairro da capital Boa Vista, local em que são realizadas as atividades práticas semanais como atendimento de consulta a população sob a supervisão do médico responsável, realização de palestras na UBS e em escolas da capital e interior do estado. Todo semestre o grupo desenvolve projetos para a produção de artigos científicos. O grupo é, também, vinculado ao CNPq sobre a orientação do coordenador de Medicina da UERR.

Contato:

Antonio Railan Oliveira Gouvêa (95) 98102-0799

​E-mail: gemsfmedicina@gmail.com

LASAC UNIRG.jpg

LIGA ACADEMICA DE SAÚDE COMUNITÁRIA (LASAC)

Instituição: Universidade de Gurupi (Unirg) - Tocantins

Sobre: A LASAC (Liga Acadêmica de Saúde Comunitária) foi a pioneira das ligas acadêmicas do curso de medicina da Universidade de Gurupi - Unirg, tendo como objetivo proporcionar uma maior relação entre os estudantes da área da saúde e a comunidade, além de uma análise sobre a importância da promoção da saúde e da redução de agravos, trazendo novas perspectivas e avaliando possíveis soluções para os problemas encontrados. Entre suas atividades extracurriculares possui estágios em grande parte das Unidades Básicas de Saúde, presentes em Gurupi-TO, além de uma atividade de extensão "Faça-feira" o qual a cada 15 dias é proposto ações voltadas a população em geral em uma feira livre. Mais informações podem ser encontradas no livro "Medicina e Saberes" volume 1 de Walmirton Bezerra D'Alessandro pag 75.

Contato:

LAMFCX.jpg

LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DO XINGU (LAMFCX)

Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA) - Altamira

Sobre: A LAMFCX fundada no dia 13 de junho de 2020 atuará no tripé: ensino, pesquisa e extensão, tendo como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área de Medicina de Família e Comunidade, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos alunos a ela vinculados. Contribuir também com melhorias na atenção primária no município de Altamira/Pa e aperfeiçoar os conhecimentos dos ligantes e diretores em semiologia médica.

Contato: