Fale conosco

Parcerias

Ligas Região Sudeste

Nome: Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade

 

Instituição:  Universidade Severino Sombra

 

Sobre:

Discussão de casos clínicos relevantes à Medicina da Família e artigos científicos relevantes à Medicina da Família e Comunidade, participação em eventos científicos da universidade vinculada e em congressos, elaboração de artigos científicos, organização de simpósios e feiras educativas. 

 

Contato: 
Facebook: https://www.facebook.com/ligamfcuss
E-mail: ligamfcuss@hotmail.com
Membro: Thiago Cesar Pádua, (35) 991036353

Atualizado em 20/02/2017

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade - LAMFaC

 

Instituição:  Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

  

Sobre:

A Liga aborda temas muitas vezes pouco discutidos na graduação, mas que tem grande relevância para o entendimento não apenas do indivíduo como também do ambiente familiar ao qual ele está inserido, tais como: violência doméstica, alcoolismo, distúrbios alimentares e acompanhamento de doenças crônicas.

 

Contato:

Facebook: www.facebook.com/lamfac
E-mail: lamfac2013@gmail.com
Membro: Michel Azuma, (21) 981218563

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da UFMG (LAMFAC-UFMG)

 

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais

 

Sobre:

No ensino promove quinzenalmente, de modo intercalado, aulas teóricas e atividades correspondentes de aprendizagem in loco nos CS. Organiza também simpósio de divulgação da MFC para a comunidade acadêmica e, ultimamente, para membros veteranos, têm experimentado metodologia role-playing para treinamento das ferramentas. Como extensão e pesquisa, desenvolve, nesses CS, projetos de extensão focais, os quais publica e apresenta em congressos afins. 

 

Contato: 

Facebook: Lamfac Ufmg

E-mail: lamfac.ufmg@gmail.com

Membra: Andrezza Resende Dias, andrezzardias@gmail.com, (31) 998703237

Atualizado em 01/03/2017

Nome: Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade

 

Instituição: Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA, FIPA)

 

Sobre:

A liga tem aulas teóricas sobre o conteúdo da MFC e aulas de acompanhamento do atendimento primário à saúde, na USF, juntamente com a docente responsável. As aulas teóricas utilizam docentes tanto da MFC quanto de outras áreas e outras profissões que, também, atuam na atenção primária. As extensões que a liga faz voltadas para a comunidade são: Campanha de combate à hipertensão arterial sistêmica e diabetes; Campanha de prevenção contra a dengue; Campanha de prevenção contra IST's nas escolas; Campanha contra o alcoolismo e tabagismo; Saúde mental do idoso: visita ao asilo; Campanhas do Outubro Rosa e Novembro azul.

 

Contato:
Membra: 
Cristiane Helena Sances Rabelo, crisrbl@hotmail.com, (35) 988058374

Atualizado em 12/03/2017

Nome: Liga de Medicina de Família e Comunidade (LMFC)

 

Instituição: Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas - BH)

Sobre:

A Liga de Medicina de Família e Comunidade da Unifenas- BH foi criada com o intuito de incentivar o interesse dos alunos pela MFC, em uma instituição que tem como base os princípios fundamentais desta especialidade, buscando solidificar o aprendizado de conceitos e práticas, como a medicina centrada na pessoa e atributos essenciais da relação médico-paciente.

 

Contato:
E-mail: mfcunifenas@gmail.com
Membro: Nicole Cunha Neme; (31) 984568211

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LMFC)

 

Instituição: Universidade São Francisco (USF)

 

Sobre:

A Liga foi fundada em 2015 e tem como principal objetivo esclarecer, informar e ensinar sobre a especialidade além de atuação em áreas pertinentes, como asilos, postos de saúde, creches, dentre outros. A liga nasceu em um contexto no qual se identifica a necessidade de mudança, do foco da doença para a pessoa, da atenção terciária para a primária e enfoque na manutenção do cuidado, assim como já é realizado em diversos países pelo mundo.

 

Contato: 
E-mail: ligamedicinadefamiliabraganca@gmail.com
Membro: Gabriel Alfredo Krauss, (19) 993480387

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFC)

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Centro Acadêmico Livre de Medicina Dr. Juscelino Kubitschek (CALMED - JK)

 

Sobre:

A LAMFC promove aulas ministradas pelos alunos membros da liga e por professores colaboradores sobre temas de Medicina de Família e Comunidade, Atenção Primária, Sistemas de Saúde. Desenvolve atividades de extensão na área da educação em saúde, além de visitas aos serviços de saúde da cidade de Diamantina, MG.

 

Contato:

E-mail: lamfc.famed@gmail.com
Membros: Guilherme Pimenta, (31) 994998187; e Gabriel Kassab

Atualizado em 05/03/2017

Nome: Liga Acadêmica de Saúde da Família da FAM (LASFFAM)

Instituição: Faculdade das Américas (FAM)

 

Sobre:

A LASFFAM parte do ideal de ensino que a Faculdade das Américas (FAM) segue: inserir o estudante desde cedo no modelo de saúde da família. Temos o intuito de mudar a visão estereotipada que o estudante tem da especialidade para algo em que se identifique e quebre pré-conceitos que venha a ter.

 

Contato:

E-mail: lasffam@gmail.com

Atualizado em 15/07/2017

Nome: Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade (LAMFC)

Instituição: Faculdade de Medicina FACERES de São José do Rio Preto - SP

 

Sobre:

Aval de funcionamento emitido em dezembro de 2016, início das atividades em fevereiro de 2017.

Organização acadêmica da Faculdade de Medicina FACERES de São José do Rio Preto(SP) sem fins lucrativos, atua em campos de ensino, pesquisa e extensão do ramo da Medicina da Família e Comunidade para acadêmicos de medicina de todas as etapas da Faculdade citada. Possui cede junto à Faculdade de Medicina FACERES, realizando suas atividades no câmpus da faculdade e na cidade de São José do Rio Preto. Atividades programadas abrangerão palestras, fóruns, mesas redondas, simpósios, congressos, atividades de campanhas de saúde pública e prestação de serviços a populações vulneráveis.

 

Contato:

E-mail: lamfcfaceres@outlook.com

Atualizado em 16/01/2017

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade São Leopoldo Mandic (LAMEFAC-SLM)

Instituição: Faculdade São Leopoldo Mandic

 

Sobre:

A Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade São Leopoldo Mandic teve início com o grupo da Monitoria em Atenção Primária a Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic em Outubro de 2015 e se tornou Liga em agosto do ano de 2016. As aulas teóricas têm temas relacionados à Atenção Primária, Medicina de Família e Comunidade, Método Clínico Centrado na Pessoa e demais assuntos relacionados. A Liga participa de atividades práticas nos âmbitos de prevenção e promoção da saúde.

Atividades já desenvolvidas incluem participação em Mutirão de Coleta de Colpocitologia Oncótica, participação em atividades do Outubro Rosa em conjunto com a Liga de Ginecologia e Obstetrícia, participação em atividades do Novembro Azul em conjunto com as Ligas de Urologia e HiperDia, ações de medicina esportiva com os jogadores da Ponte Preta Sub-20, co-realizaçao do I Simpósio de Medicina de Família e Comunidade de Bragança Paulista e Região (do Interior Paulista” 2017) .

 

Contato:

Facebook: www.facebook.com/lamefacslm

E-mail: lamefacslm@gmail.com

Atualizado em 16/07/2017

Nome: Liga Acadêmica de Atenção Básica à Família e Comunidade (L.A.A.B.F.C)

Instituição: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

 

Sobre:

A Liga acadêmica iniciou suas atividades em janeiro de 2016 com a proposta de modificar a visão da medicina de especialidades que discrimina até hoje a medicina da família e comunidade. Além disso era objetivo da liga estimular os alunos a desenvolverem prática de humanização e promoção de saúde, além de aprofundar em temáticas pouco discutidas na grade curricular.

A gestão de 2017 veio com a proposta de ampliação deste projeto com aumento do número de vagas disponíveis, realização de eventos maiores e mais frequentes, além de circulação de uma revista dentro da instituição com os temas discutidos na Atenção Primária e demais áreas.

Anualmente são ministrados encontros teóricos a cada 15 dias, contando com 14 aulas teóricas de 2horas cada, ou seja, 28 horas de teorias. E 18 ambulatórios junto com o internato na matéria denominada AMD (Atendimento Médico Domiciliar), cada ambulatório conta com uma carga horária de 4 horas, resultando em 72 horas de atividades práticas. Além disso a liga realiza campanhas de acordo com o calendário de saúde e atividades de diagnóstico situacional; estimula a pesquisa científica e apresentação em congressos e divulgação em revistas.

 

Contato:

E-mail: laabfc.unaerp@hotmail.com

Atualizado em 16/07/2017

Nome: LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE (LAMFAC)

 

Instituição: Universidade do Grande Rio (Unigranrio) - campus Duque de Caxias

 

Sobre:

A liga oferece uma vivência com o apoio da secretaria de saúde do Rio de Janeiro, na qual os membros podem acompanhar o atendimento de médicos de família, assim como visitas domiciliares e demais procedimentos. Nas reuniões semanais são discutidos casos clínicos vividos pelos membros nas clínicas que acompanham, e apresentações baseadas no tratado de medicina de família e comunidade.   

 

Contato:

Membra: Anna Thereza Campos, camposferreira.anna@gmail.com, (21) 983966975

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade- UBUNTU

 

Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto

 

Principais atividades desenvolvidas: Estamos iniciando nossas atividades este ano e por enquanto contamos apenas com nossas reuniões da Liga e das reuniões mensais com os Residentes em MFC. As atividades a serem desenvolvidas ainda estão no papel e serão projetos desenvolvidos ao longo do ano. Programas de rádio, cinedebates são alguns exemplos de atividades que estaos começando a desenvolver.

 

Contato:

Facebook: www.facebook.com/ubuntumfc

E-mail:  lligaubuntu@hotmail.com

Membra: Maira Kroetz Boufleur

Nome: Liga Universitária de Medicina  De Família e Comunidade de Araraquara (LUMFC)

 

Instituição: Centro Universitário de Araraquara

 

Sobre:

A) capacitação e campanha em favor do aleitamento materno; B) Outubro rosa: capacitação e conscientização da população sobre o câncer de mama; C) Classificação de risco familiar de 450 familias segundo escala de Coelho-Savassi; D) Participação em mutirao contra dengue; E) Participação no V CPMFC como membros da comissão discente e autores de trabalhos.

 

Contato:

Facebook: www.facebook.com/profile.php?id=100012913819569

Membra: Nayara Stephanie, nayara@sjrp.com.br, (16) 981932059

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFACO)

Instituição: Faculdade Santa Marcelina

 

Sobre:

A LAMFACO realiza encontros quinzenais, nos quais os residentes de MFC do Santa Marcelina trazem casos reais de suas unidades de saúde para discussão. Desta maneira, os membros da liga podem ver como funciona a MFC na prática clínica e o atendimento centrado no paciente.

Contato:
Facebook: www.facebook.com/lamfaco
Membra: Alice Titto, (11) 996137834

Atualizado em 22/02/2017

Nome: Liga de Saúde da Família e Comunidade

LAMFAC

 

Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora

 

Principais atividades desenvolvidas:Aulas mensais ministradas por professores vinculados ao departamento de Saúde Coletiva ou professores convidados; simpósios anuais para atualização em atenção primária abertas ao ambiente acadêmico com palestrantes da área; atividades práticas no espaço das Unidades de Atenção Primária disponíveis.

 

Contato:

Membro: Rafael Kenji, rafaelkenjihamada@gmail.com, (031) 9477 4936

Nome: Liga da Saúde da Família e Comunidade (LSFC)

 

Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

 

Sobre:

A Liga foi fundada em 2016 e promove aulas teóricas quinzenais ou mensais e aulas práticas de acompanhamento na UBS ou acompanhamento de prática de clínica ampliada com pacientes do HC. Além de uma possível participação nos Workshops do CAAL e no UPA , a Liga pretende fazer uma ação de divulgação sobre a importância de se passar no atendimento primário da saúde antes da procura por especialista e também divulgar ao usuários do SUS a real função das UBS.


Contato: 
E-mail: lsfc.unicamp@gmail.com
Membro: Guilherme Santos, (11) 998713056

 

Atualizado em 20/02/2017

Nome: Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do UNIBH (LIASC - UNIBH)

 

Instituição: Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)

 

Sobre:

Somos estudantes de Medicina onde os membros da coordenação integram vários períodos que variam do 4º período ao 7º período. Decidimos no ano de 2016 nos reunir e montar uma liga de saúde coletiva, que até então é uma novidade na nossa faculdade (Centro Universitário de Belo Horizonte). Buscamos a aprovação do nosso estatuto pelo Diretório Acadêmico e manifestamos o desejo do cadastro com a ALASF e posteriormente com a ABLAM. Estamos montando um projeto de extensão de saúde na escola no Complexo Betânia em Belo Horizonte, Saúde na praça, e Mutirão na escola a ser realizado anualmente com posteriores planos de ser realizado semestralmente.

Contato:
E-mail: liascunibh@gmail.com

Atualizado em 15/07/2017

Nome: Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC)

 

Instituição: Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos – Dr. Paulo Prata  (FACISB)

 

Sobre:

A LASFC foi criada por um grupo de discentes do curso de Medicina da Facisb no primeiro semestre do ano de 2016, com o intuito de desenvolver nos acadêmicos o interesse sobre saúde pública e estratégia da Saúde da Família e comunidade.

A liga realiza atividades quinzenais, intercalando atividades práticas e teóricas. Durante as atividades teóricas, convidamos palestrantes ou docentes da área para auxiliar os membros na concretização do aprendizado. Além disso, a liga realiza suas atividades práticas em ambulatórios, nas ESFs da cidade, e realiza também um acompanhamento no convênio fornecido aos funcionários do Hospital do Câncer de Barretos, onde médicos com formação em Saúde da Família e comunidade realizam as consultas.

Contato:
Membro: Glauco Garcia Pereira, glaucogpereira@hotmail.com

Atualizado em 16/07/2017

Nome: Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC)

 

Instituição: Faculdade de Medicina de Taubaté (FMT)

 

Sobre:

Iniciada a LASFC de Taubaté em 2015, nos dois anos de atuação a Liga procura introduzir a importância da Atenção Primária à Saúde para os alunos da faculdade de medicina de Taubaté, não se restringindo apenas a estes mas a todos os cursos da área da saúde, no serviço e formação profissional do atendimento pessoal, multidisciplinar e continuado para melhor atender a população.

A atuação da liga consiste em campanhas e atividades em CDHU de Taubaté (CECAP III), Um curso de iniciação anual para novos membros, acompanhamento de plantão em Unidades de saúde da Família em Taubaté e Pindamonhangaba, participações em congressos que envolvam todos os âmbitos da saúde e cultura, Mutirão Anual de Ligas Acadêmicas realizada pelo DCBM – FMT.

Contato:
Membra: Isabela Garcia Di Pardi, isabeladipardi@uol.com.br

Atualizado em 16/07/2017

Nome: Liga Interdisciplinar de Saúde Coletiva e da Família (LISCF)

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

Sobre:

A temática trabalhada inclui introdução ao SUS; Financiamento do SUS; Reforma Psiquiátrica; Recursos Humanos em Saúde; estresse e adoecimento no profissional de saúde; saúde do idoso; saúde da Mulher; saúde da criança e do adolescente.

Atendimento a população negligenciada; Simpósio de Medicina da Família de Bragança e região.

1 professor vinculado e 5 professores visitantes ministraram as aulas.

Contato:
Membra: Raquel Murad, raquelmurad@gmail.com

Atualizado em novembro/2016

Nome: Liga Acadêmica de Saúde da Família e da Comunidade (LSFC)

Instituição: Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

 

Sobre:

A Liga de Saúde da Família teve fundação em 2016 e tem como objetivos promover a Medicina de Família e Comunidade e a Atenção Primária à Saúde, por meio da integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem com ênfase em Atenção Primária, promovendo transformações na prestação de serviços à população.

Promover a entrada de cursos diversos da área da saúde, sendo assim uma Liga Acadêmica Interdisciplinar estabelecendo um conhecimento para uma equipe multiprofissional, o que é objetivado na equipe de Saúde da Família - ESF, no sentido de estimular os futuros profissionais a trabalharem em equipe e favorecer uma visão mais integral dos integrantes da Equipe de Saúde. Dentre a pluralidade de necessidades do setor saúde, a LSFC pretende enfatizar a importância da Atenção Primária mediante atuação nos espaços que fazem parte do cotidiano dos usuários bem como em seus hábitos de vida com a finalidade de promover saúde. Sabe-se que a prática interdisciplinar é um grande desafio nas ESF's, busca-se então resgatar a essência da humanização e a sua relevância na atuação multiprofissional, visando à articulação de saberes nas ações em saúde a fim de extinguir o cuidado centrado na doença e adotar uma assistência integral respeitando as características biopsicossociais dos usuários. Dessa maneira, a referida Liga espera levar à reorientação da formação acadêmica na área da saúde no que diz respeito à relação equipe-paciente-família.

Contato:
Membra: Bruna  Elisa Arsego, brunaarsego@icloud.com

Atualizado em 16/07/2017

Nome: Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade

 

Instituição: Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) - Campus Barra da Tijuca

Sobre:

A LAMFaC é estruturada sobre 3 pilares: a extensão, onde os membros tem a oportunidade de participar de vivencias nas clinicas de família, o ensino, que é constituído de estimulo a busca ativa de conhecimento através de sessões de estudo e de palestras sobre a Medicina de Família e a pesquisa que é o espaço onde geramos produção cientifica baseado nas experiências adquiridas. 

 

Contato:

Facebook: LamfacUnigranrio Barra

E-mail: lamfac.barra@gmail.com

Membro: Matheus Dias Coité, matheus.coite95@gmail.com, (21) 986252779

 

Atualizado em 17/04/2017

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC)

 

Instituição:

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade de Uberaba (UNIUBE)

 

Sobre:

Na extensão, a LAMFC realiza parcerias, como com o Lar da Caridade em Uberaba, além das atividades extensionistas horizontais, a LAMFC promove campanhas e parcerias transversais ao se engajar em iniciativas como o Maio Amarelo, Outubro Rosa, dentre outras campanhas em saúde. Na pesquisa, nos últimos 6 anos, a LAMFC apresentou mais de 80 trabalhos científicos em eventos, como os congressos brasileiro, mineiro e paulista de MFC, bem como em jornadas de extensão e pesquisa, e no WONCA RURAL em 2014. 


Contato:

Facebook: www.facebook.com/lamfcuberaba

Membras: Bárbara Cecilio da Fonseca - UFTM, (34) 91225371; Priscila Idaló – UNIUBE

Atualizado em 11/03/2017

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC)

 

Instituição: Centro Universitário Barão de Mauá

 

Sobre:

Atividades executadas quinzenalmente, como palestras sobre legislação e princípios do SUS, hipertensão arterial e diabetes mellitus, com práticas de aferição de P.A. e glicemia.  Promove cursos, como de libras e primeiros socorros. Participa de mutirões em Ribeirão Preto. Compôs a organização do 5º Congresso Paulista de Medicina e Comunidade e promoveu um evento científico sobre saúde do homem. 

 

Contato:

E-mail: lamfacbarao@gmail.com

Membra: Isabela Seghimatz Oliveira, (11) 996124993, isabela.seghimatz@gmail.com

Nome: Jornada Universitária da Saúde (JUS)

 

Instituição: Universidade de São Paulo (USP)

 

Sobre:

Realiza promoção e educação em saúde em cidades do interior paulista, atuando três anos seguidos numa mesma cidade. Os alunos são divididos em grupos interdisciplinares responsáveis por elaborar atividades de promoção e educação em saúde para um determinado grupo populacional a serem realizadas na Semana da Pátria. Outras atividades: Trabalho de Campo, Feira da Saúde, Show de Talentos e Teatro.

 

Contato:
Facebook: www.facebook.com/jornada.universitariadasaude

E-mail: coordenação.jus@gmail.com 

Nome: Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC)

 

Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado Governador Valadares

 

Sobre:

Encontros semanais com a discussão de temas importantes no âmbito da Saúde Coletiva; discussão de artigos científicos; organização de evento(s) científico(s); realização de projetos de pesquisa e extensão; inserção nos diversos serviços de saúde de Governador Valadares.

 

Contato:

E-mail: lascufjfgv@gmail.com

Membra: Gabriela Souza Fernandes, (31) 985336902

Nome: Liga de Medicina da Família e Comunidade (LAMFEC)

 

Instituição: Faculdade de Minas (FAMINAS - BH)

 

Sobre:

A LAMFEC foi criada na FAMINAS-BH em setembro de 2013 e suas atividades baseam-se em reuniões com os membros de 15 em 15 dias, palestras, seminários, discussão de casos clínicos, parceria com outras ligas dentro da faculdade. Neste ano a liga fará também apresentação de trabalho na WONCA.

 

Contato:

Membra: Fernanda Ferreira Bicalho Moreira.
fernanda.fbmoreira@hotmail.com, (31) 997955541

Nome: Liga Acadêmica de Saúde Pública da Medicina de Votuporanga (LASPMV)

 

Instituição: Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV)

 

Sobre:

A Liga Acadêmica de Saúde Pública da Medicina de Votuporanga foi fundada  no dia 20 de Outubro de 2015 e é coordenada pela disciplina de Prática de Integração Ensino-Serviço-Coumunidade (PIESC). Visa incentivar, planejar e implementar atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão a fim de contribuir para a formação acadêmica.

A liga desenvolve seminários, pesquisa científica e participa de campanhas nas USF.

Contato:
E-mail: laspmv@gmail.com

Atualizado em jan/2017

Nome: Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (SAFAC)

 

Instituição: Faculdade de Medicina de Santo Amaro (UNISA) Campus I - São Paulo, SP

 

Sobre:

A SAFAC pretende disponibilizar a seus membros o acesso às ferramentas e às técnicas da MFC, contribuindo, assim, para um olhar abrangente do paciente e do processo do adoecer, além de usar o princípio da multidisciplinaridade na área da saúde, de forma a englobar não só os acadêmicos do curso de Medicina, mas todos os demais cursos da área da saúde. Assim, torna-se uma tentativa de reajuste da formação acadêmica, que forma uma maioria absoluta dos médicos, enfermeiros, dentistas, biomédicos, fisioterapeutas, educadores físicos, médico veterinários, bem como todas as profissões que envolvem o indivíduo e a comunidade como um todo, e sem um direcionamento especializado em saúde da família, ou saúde coletiva ou para o exercício de uma clínica ampliada de cunho generalista. Ainda, nossa liga mostra-se fundamental para desenvolver conhecimento e promover maior valorização da especialidade em MFC entre os estudantes, através da atuação nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. E justifica-se por estar dentro dos princípios do SUS, e atenta para a nova atmosfera da necessidade da população, que busca atendimento de saúde como sujeito integral e não simplesmente como um corpo orgânico fragmentado. Deste modo, a SAFAC está em conformidade com as ações governamentais e está inserida na realidade brasileira para compor a reestruturação da área da saúde do país em questão.

Contato:
E-mail: safac.unisa@gmail.com

Atualizado em 16/07/2017

Nome: Liga de Medicina da Família e Comunidade (LMFC)

 

Instituição: Faculdade de Medicina do ABC

 

Sobre:

Estágio prático na UBS Vila Marchi com o prof Jonatas e o Dr. Mauro como participante do módulo prático, sendo este responsável pelo ambulatório no CSE Capuava, às quartas-feiras, em horário de almoço. Realização de oficinas como modalidade prática da liga, temas a definir. A previsão é de um total de vinte alunos na liga, incluindo diretoria, que serão divididos em quatro grupos de cinco pessoas para os ambulatórios. A longo prazo, há projeto de uma UBS escola no campus da FMABC.

Contato:
E-mail: lmfc.fmabc@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualizado em 20/01/2017

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFeC)

 

Instituição: Universidade Brasil - Unicastelo

 

Sobre:

As atividades da liga incluem discussões de temas, campanha de vacina de influenza e estágios em UBS.

Contato:
E-mail: vpleme@hotmail.com

Atualizado em 16/07/2017

Nome: Liga de Saúde da Família e Comunidade (LISFAC)

 

Instituição: Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas

Sobre:

Estudo do quadro de complicações do diabetes mellitus quanto à condição de pé diabético em Alfenas/MG. Cinco eventos ao ano; dois professores fixos e convidados ministravam as aulas.

Contato:
E-mail: moreiramed30@hotmail.com

Atualizado em novembro/2016

Nome: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da UFSJ - LAMFaC

Instituição: Univ. Federal de São João del-Rei - CCO Dona Lindu

 

Sobre:

Em 2015, a liga foi desativada, mas, como o projeto pedagógico da UFSJ- CCO incorpora muitas bases da Medicina de Família em busca de uma atuação mais humanizada, percebemos a importância de uma liga acadêmica que ofereça atividades relacionadas a esse tema.

Por meio dos pilares ensino, pesquisa e extensão, a LAMFaC pretende o estreitamento
da relação entre academia e população, não apenas com assistência em saúde, mas
também com conhecimento de sua situação sanitária e socioeconômica, o que pode
suscitar iniciativas de transformação da realidade social. Desse modo, a LAMFaC, através
da disponibilização das ferramentas e dos conhecimentos da Medicina de Família, tem
como enfoque uma visão mais abrangente dos processos de saúde e doença, em
detrimento da dicotomia existente entre cura e prevenção.

Contato:

E-mail: lamfacufsjcco@gmail.com

Atualizado em 21/01/2020