Outros materiais

Aqui você encontrará materiais muito interessantes produzidos por pessoas engajadas na APS do Brasil e do mundo

ARES

 

O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES é o repositório digital da UNA-SUS onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede, em suas ofertas de cursos. É um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet.

Multiplica

 

Método de ensino teórico para Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFCs) desenvolvido pelo PRMFC da SMS-Rio que utiliza técnicas de problematização e dramatização no formato de oficinas como aprendizagem ativa.

Todas as apostilas foram disponibilizadas para a ALASF e encontram-se na respectiva pasta do nosso Repositório.

Cartão Babel

 

Este cartão contém instrumentos de avaliação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde, incluindo instrumentos de triagem de transtornos do humor, transtornos ansiosos, avaliação do risco de suicídio, demência, álcool e tabaco. Apresenta também roteiros de consulta e levantamento de casos a serem discutidos nos espaços de apoio matricial em saúde mental.

Aulas de MFC e APS da UFOP e UFMG

 

O professor Leonardo Savassi disponibiliza em seu site as aulas que ministra nas disciplinas de "Medicina de Família e Comunidade" da UFOP e "Introdução à Atenção Primária à Saúde" da UFMG.

 

Livros do CNS

 

Publicações do CNS para os interessados em conhecer mais sobre a política de controle social no Brasil. Elas podem ser agrupadas em manuais técnicos (com informações sobre legislação e procedimentos); textos de referência (com diretrizes para ações e programas de gestão); e publicações avulsas.

Marco para Ação em
Educação Interprofissional
e Prática Colaborativa

O documento de 2010 enfatiza a situação da colaboração interprofissional no mundo, identifica os mecanismos que resultam no trabalho em equipe colaborativo bem-sucedido e delineia uma série de itens para a ação que os formuladores de políticas podem aplicar em seu sistema de saúde local. O objetivo é fornecer estratégias e ideias.

Rede c@ps

 

O projeto visa a colaborar com o processo de expansão e o entrelaçamento da Rede através do compartilhamento de materiais de leitura, vídeos, divulgação de cursos e eventos e apoio na localização de locais de atenção.

Cartilha sobre Ligas Acadêmicas

 

Produzida pela Coordenação Científica da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, a cartilha oferece informações acerca de conceitos, história e regulamentação de Ligas Acadêmicas. Tem objetivo de torná-las um instrumento para melhor formação de médicos competentes, humanizados e socialmente responsáveis, capazes de atuar com ética, nos diferentes níveis de atenção, como promotores da saúde integral do ser humano.

Coleção Guias de Referência Rápida da SMS-RJ

Tratam-se de guias que resumem as recomendações da Superintendência de Atenção Primária (S/SUBPAV/SAP), construído a partir do conteúdo disponibilizado pelo NICE (National Institute for Health and Clinical Excellence, NHS – Reino Unido) e adaptado para a realidade brasileira e carioca por profissionais que trabalham diretamente na Atenção Primária à Saúde (APS).
Os documentos representam o posicionamento da S/SUBPAV/SAP e tem a função de orientar a assistência clínica nas unidades de APS na cidade do Rio de Janeiro.

Biblioteca da SAPS

Todos os números dos cadernos de Atenção Básica, edições da Revista Brasileira Saúde da Família e outras publicações do Ministério da Saúde relacionadas à APS podem ser encontradas aqui.

radis logo.png

Revista Radis

A revista é fruto de um programa nacional e permanente de jornalismo crítico e independente em saúde pública, iniciado em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp). Os objetivos do projeto original estavam nas iniciais do próprio nome: reunião, análise e difusão de informação sobre saúde, que inovava também por adotar um conceito ampliado de saúde, incluindo qualidade e condições de vida. Em 2002, o programa reuniu todo o acervo de suas publicações e lançou a Revista Radis. Hoje, a publicação é enviada para mais de 70 mil assinantes em todos os municípios do país. Sua assinatura é gratuita, em sintonia com o princípio constitucional de que "saúde é direito de todos e dever do Estado".

Sabe de mais algum material interessante?

Fale conosco

Parcerias