Sites

ares.png

Ares

O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES é o repositório digital da UNA-SUS onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede, em suas ofertas de cursos. É um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet.

UFOP.png

Aulas de MFC e APS da UFOP    e UFMG

O professor Leonardo Savassi disponibiliza em seu site as aulas que ministra nas disciplinas de "Medicina de Família e Comunidade" da UFOP e "Introdução à Atenção Primária à Saúde" da UFMG.

saps.jpg

Biblioteca da SAPS

Todos os números dos cadernos de Atenção Básica, edições da Revista Brasileira Saúde da Família e outras publicações do Ministério da Saúde relacionadas à APS podem ser encontradas aqui.

bvs.png

BVS

A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pela BIREME/OPAS/OMS. É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços (BVS Enfermagem, BVS Atenção Primária à Saúde etc).

A coleção de fontes de informação do Portal está composta de bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados Medline e outros tipos de fontes de informação tais como recursos educacionais abertos, sites de internet e eventos científicos. O índice é atualizado semanalmente.

campus virtual.png

Campus Virtual de Saúde Pública

O CVSP é um espaço para desenvolver cooperação interdisciplinar no campo de formação em saúde pública. Um espaço comunicacional e de aprendizagem, resultado de uma parceria entre a OPAS e os países da região das Américas. Uma rede descentralizada de indivíduos, instituições e organizações que compartilhem cursos, recursos, serviços e atividades de educação com o objetivo comum de fortalecer as competências da força de trabalho em saúde pública. Faz uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação, e educação em saúde e espera se tornar um espaço de criatividade e inovação.

FAIMER Brasil

Uma colaboração da Universidade Federal do Ceará com o apoio dos Ministérios da Saúde e da Educação, o Instituto Regional FAIMER Brasil (Brasil-FRI), realizado em Fortaleza, Ceará, é um programa de desenvolvimento docente realizado em dois anos. O público-alvo é de docentes de cursos de graduação na área de saúde que tenham o potencial de melhorar a educação em ciências da saúde em suas instituições. São 40 vagas oferecidas anualmente. O programa abrange temas de educação, liderança e scholarship, voltados à realidade brasileira, com ênfase no desenvolvimento de uma rede de educadores em saúde.

O Programa FAIMER Brasil é uma especialização reconhecida pela Universidade Federal do Ceará.

marco para ação.png

Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática

Colaborativa

O documento de 2010 enfatiza a situação da colaboração interprofissional no mundo, identifica os mecanismos que resultam no trabalho em equipe colaborativo bem-sucedido e delineia uma série de itens para a ação que os formuladores de políticas podem aplicar em seu sistema de saúde local. O objetivo é fornecer estratégias e ideias.

multiplica.png

Mutiplica

Método de ensino teórico para Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFCs) desenvolvido pelo PRMFC da SMS-Rio que utiliza técnicas de problematização e dramatização no formato de oficinas como aprendizagem ativa.​ Todas as apostilas foram disponibilizadas para a ALASF e encontram-se na respectiva pasta do nosso Repositório.

rbmfc.png

RBMFC

É uma publicação científica trimestral da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), que tem como objetivo publicar Artigos Originais, Perspectivas, Debates e discussões sobre todos os aspectos da Medicina de Família e Comunidade e da Atenção Primária à Saúde, incluindo a prática clínica, a formação profissional, a organização dos serviços, e as políticas públicas relacionadas à MFC e à APS.

Estudantes de graduação em medicina podem se associar gratuitamente à SBMFC e ter acesso à RBMFC.

Rede caps.png

Rede c@ps

O projeto visa a colaborar com o processo de expansão e o entrelaçamento da Rede através do compartilhamento de materiais de leitura, vídeos, divulgação de cursos e eventos e apoio na localização de locais de atenção.

sabia.png

Sabiá

Uma maneira simples e rápida de organizar suas informações e otimizar sua experiência de aprendizagem com o AVASUS, o Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE) e a Comunidade de Práticas (CdP).

una sus.png

UNA-SUS

Uma plataforma EaD em que as ofertas de cursos sempre acompanham as necessidades da população e trazem as especificidades de cada público, além de buscar soluções para os problemas de saúde pública. A gama de ofertas inclui cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais, que abordam os mais diversos temas na área da saúde.

avasus.png

AVASUS

Portal de Educação Continuada em que os módulos são elaborados a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm objetivo de qualificar a formação de trabalhadores da saúde. Inclui alguns cursos da UNA-SUS.

cartilha.png

Cartilha sobre Ligas Acadêmicas

Produzida pela Coordenação Científica da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, a cartilha oferece informações acerca de conceitos, história e regulamentação de Ligas Acadêmicas. Tem objetivo de torná-las um instrumento para melhor formação de médicos competentes, humanizados e socialmente responsáveis, capazes de atuar com ética, nos diferentes níveis de atenção, como promotores da saúde integral do ser humano.

CNS.png

Livros do CNS

Publicações do CNS para os interessados em conhecer mais sobre a política de controle social no Brasil. Elas podem ser agrupadas em manuais técnicos (com informações sobre legislação e procedimentos); textos de referência (com diretrizes para ações e programas de gestão); e publicações avulsas.

portal sbe.png

Portal SBE

O Portal Saúde Baseada em Evidências é uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde. Tem a função de aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados, na perspectiva de melhor atender à população.

radis.png

Revista Radis

A revista é fruto de um programa nacional e permanente de jornalismo crítico e independente em saúde pública, iniciado em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp). Os objetivos do projeto original estavam nas iniciais do próprio nome: reunião, análise e difusão de informação sobre saúde, que inovava também por adotar um conceito ampliado de saúde, incluindo qualidade e condições de vida. Em 2002, o programa reuniu todo o acervo de suas publicações e lançou a Revista Radis. Hoje, a publicação é enviada para mais de 70 mil assinantes em todos os municípios do país. Sua assinatura é gratuita, em sintonia com o princípio constitucional de que "saúde é direito de todos e dever do Estado".

us prevntive Services Task Force.png

U.S. Preventive Services Task Force

Trata-se de um painel independente e voluntário de especialistas estadunidenses em prevenção de doenças e medicina baseada em evidências. Ela faz recomendações baseadas em evidências sobre serviços clínicos de prevenção.

​Através do aplicativo AHRQ ePSS, disponível para Android e iOS, é possível ter acesso rapidamente às recomendações.

Vídeos, Filmes, Séries e Documentários

ACSs - Aprendendo com o Brasil

O papel do Agente Comunitário de Saúde na Estratégia Saúde da Família do Brasil está sendo reconhecido como um potencial benefício tanto para os sistemas de saúde em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Pesquisadores londrinos estão colaborando com a secretaria regional de saúde de Betsi Cadwaladr com a finalidade de traduzir o modelo brasileiro dos Agentes Comunitários de Saúde para o Norte do País de Gales.

Documentário Francesa Alta

Inspirado na obra-prima "Ilha das Flores", de Jorge Furtado.

Documentário sobre um distrito rural do Município de Barão, no Rio Grande do Sul, escrito, dirigido, gravado e editado por estudantes. O vídeo foi premiado no 15th World Rural Health Conference 2018, que ocorreu em Nova Delhi, na Índia.

Série SUS

Série SUS é um projeto criado para conscientizar brasileiros e informar sobre o Sistema Único de Saúde, mais conhecido pela siga SUS.

Bem-vindo a Marly-Gomont

O filme se passa em 1975 e conta a trajetória de Seyolo Zantoko, médico recém-graduado do Congo, que vai trabalhar em uma pequena aldeia francesa. Quando ali chegam, Seyolo e sua família ficam desiludidos. As pessoas têm medo, pois nunca viram negros em suas vidas. Mas Seyolo é determinado e tenta de tudo para ganhar a confiança dos moradores. Um belo filme, baseado numa história verídica que traz alguns desafios de uma típica medicina rural, baseada na atenção primária em saúde, com uma pitada de discussão sobre preconceito.

História da MFC

Documentário dividido em 3 vídeos que conta a história da especialidade médica Medicina de Família e Comunidade no nosso país.

O Sistema

Série sobre o sistema de saúde brasileiro do Portal Drauzio Varella.

Diário de um Posto de Saúde

O Diário de um Posto de Saúde é um canal de conhecimento, discussões, entrevistas e uma pitadinha de comédia ao falar sobre SAÚDE! Sempre lembrando de tratar todos os temas com EMPATIA. Luisa Portugal, especialista em medicina de família e comunidade, compartilha através de historinhas divertidas suas experiências da vida profissional e da vida de amigos e colaboradores do canal, convidando a todos a participarem através de comentários.  Vamos compartilhar ideias? Vamos debater! O canal é dedicado a todos que se interessam por saúde, não é direcionado a nenhuma classe especifica.

TelessaúdeRS

O TelessaúdeRS-UFRGS é uma estratégia de qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) por meio da oferta de teleconsultorias sobre casos clínicos, processo de trabalho, educação em saúde, planejamento, monitoramento e avaliação de ações em Atenção Primária à Saúde (APS), através da Plataforma de Telessaúde do Ministério da Saúde, dirigido a todos os profissionais que fazem parte das ESFs e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O TelessaúdeRS é um dos diversos polos do programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde. Vale a pena conferir a produção dos outros polos também!

Unidade Básica

Ambientada em uma Unidade Básica de Saúde da periferia de São Paulo, a atração mostra o embate entre as diferentes visões de mundo de Paulo, há mais de dez anos no local, com a recém-formada Laura, que pretende ficar ali apenas enquanto presta as provas de residência. A série foi lançada em 2016, a primeira temporada tem 8 episódios, cada um com 25 minutos de duração e conta com vários casos interessantes e discussões calorosas entre o modelo de medicina biomédica e o modelo centrado na pessoa.

Vídeo institucional ESF

A Estratégia Saúde da Família é a Estratégia do Governo Brasileiro que tem por objetivo a promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e a manutenção da saúde da comunidade. Esse vídeo foi realizado pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2009) e contou com depoimentos de diversos profissionais da ESF e de usuários. Confira!

viva mais sus.png

Viva Mais SUS

Projeto do Ministério da Saúde criado com o intuito de mostrar ações de divulgação, promoção e prevenção de saúde. Conheça e veja como o SUS está presente na vida dos brasileiros promovendo saúde e qualidade de vida para todos.

Podcasts

medcast.jpg

MedCast

O MedCast é direcionado aos Médicos e Estudantes de Medicina. Os temas são voltados ao generalista e incluem ética médica, temas clínicos, desenvolvimento de carreira, entrevistas com médicos de referência e casos clínicos.

medicina em debate.png

Medicina em Debate

O Medicina em Debate é um podcast sobre medicina, saúde, política e opinião. Tem por objetivo atingir profissionais, estudantes, mas também a população em geral, que muitas vezes não sabe bem como buscar informações de qualidade.
 

por que doi.png
entre mentes.png

Portal Drauzio Varella

O Portal Drauzio Varella possui podcasts sobre saúde mental, dores crônicas e outros assuntos. Feito numa linguagem acessível, vale a pena conferir.

Arte

causos clinicos.jpg

Causos clínicos

Este blog é construído e alimentado por médicas e médicos de família e comunidade que enxergam nas histórias que ouvem em seu dia-a-dia a oportunidade permanente de refletir sobre o que é ser médico e como se deve agir para cuidar melhor das pessoas. Os textos são assinados, e podem incluir dados e histórias de pessoas reais, sempre com o cuidado de não permitir a identificação dessas pessoas. O objetivo é dar vazão aos anseios literários dos autores, e permitir a reflexão sobre tudo o que envolve a relação milenar entre médicos e as pessoas cuidadas por eles.

auscultando hestorias.png

Auscultando Hestórias

Um blog que promove o compartilhamento de vivências de acadêmicos da área da saúde através de narrativas e outros tipos de arte! Auscultando Estórias (AE) nasceu da necessidade de disseminar a Saúde Baseada em Narrativas. Enquanto acadêmicos, queremos te incentivar a colocar em palavras, imagens, vídeos ou canções aquilo que desde crianças gostamos de ouvir:estórias!​ O AE quer ouvir você. Então, doutor, me conta uma estória?

ruralices.png
  • Instagram

ruralices

Ruralidades e Pequenices. Caminhos pelos interiores do mundo.

Fotos por Mayara Floss.

Recursos

us preventine.png

AHRQ ePSS

Aplicativo da USPSTF que mostra as indicações de serviços clínicos de prevenção baseado nas características da pessoa atendida. As recomendações são feitas por um painel independente e voluntário de especialistas estadunidenses em prevenção de doenças e medicina baseada em evidências.

album de familia.png

Álbum de Família

Historicamente, os profissionais desenham os genogramas manualmente e os arquivam em prontuário. As figuras desenhadas, porém, nem sempre ficam muito claras, e o uso de papel torna a alteração e compartilhamento do genograma difíceis. Neste contexto, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG desenvolveu um aplicativo com o intuito de facilitar a criação e manuseio de genogramas em formato eletrônico.

telesauders.jpg

Aplicativos do TelessaúdeRS

O polo de telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolve uma série de aplicativos com objetivo de auxiliar o cotidiano de profissionais e usuários da APS. Eles trazem informações atualizadas sobre diagnóstico, manejo e orientações de forma pública e gratuita a qualquer momento.

dexpertio.png

Dexpertio

Plataforma online que auxilia ao aluno no seu desenvolvimento, visando a qualidade e maior integração de informações para apoio ao desenvolvimento. Além de, agrupar guias dinâmicos de apoio ao acadêmico no desenvolvimento e orientações ao paciente.

Livros Recomendados

coleção guias.jpg

Coleção Guias de Referência Rápida da SMS-RJ

Tratam-se de guias que resumem as recomendações da Superintendência de Atenção Primária (S/SUBPAV/SAP), construído a partir do conteúdo disponibilizado pelo NICE (National Institute for Health and Clinical Excellence, NHS – Reino Unido) e adaptado para a realidade brasileira e carioca por profissionais que trabalham diretamente na Atenção Primária à Saúde (APS). Os documentos representam o posicionamento da S/SUBPAV/SAP e tem a função de orientar a assistência clínica nas unidades de APS na cidade do Rio de Janeiro.

cartão_babel.png

Cartão Babel

Este cartão contém instrumentos de avaliação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde, incluindo instrumentos de triagem de transtornos do humor, transtornos ansiosos, avaliação do risco de suicídio, demência, álcool e tabaco. Apresenta também roteiros de consulta e levantamento de casos a serem discutidos nos espaços de apoio matricial em saúde mental.

the community guide.jpg

Uma coleção de descobertas baseadas em evidências da "Community Preventive Services Task Force". É um recurso que visa a ajudar a selecionar intervenções para melhorar a saúde e prevenir doenças em seu estado, comunidade, organização comunitária, negócios, organização de saúde ou escola. 

Clique aqui para ver o folheto de leitura rápida.

01.jpg
06.jpg
11.jpg
02.jpg
07.jpg
12.jpg
03.jpg
08.jpg
13.jpg
04.jpg
09.jpg
14.jpg
05.jpg
10.jpg

The Community Guide

Outras Mídias